domingo, 4 de outubro de 2015

Missão no Pará

Desde os quinze anos, a missionária Kelem Gaspar tem negado a si mesma e tomado a cruz de Cristo dedicando-se inteiramente ao serviço do mestre Jesus. E por cerca de dez anos, em companhia do seu esposo Dulcival, tem cumprido o ide do Senhor no município de Maracanã, interior do Estado do Pará, contando também com a ajuda da missionária pedagoga Ednalva Pereira. No princípio de sua chamada missionária, Kelem trabalhou com missões indígenas e ribeirinhas no Brasil, na Bolívia e no Peru. Atualmente em Maracanã, desenvolve alguns importantes projetos missionários, entre eles destacam-se, o Projeto Campos Brancos relacionado a Creche Escola Peniel; o Projeto Rio Jordão que se destina a Evangelização de comunidades distantes, além do rio; e o Projeto Pakau Oro Mon que é um Curso preparatório de Missão.

A Creche Escola Peniel

A Creche Escola Peniel, ousado projeto que iniciou com 12 alunos, atende gratuitamente crianças carentes da região que recebem cuidados, remédios, roupas, alimentação, alfabetização e  são discipulados através de devocional diário. O projeto está no seu quinto ano, sendo sustentado pela Providência Divina. A merenda dada diariamente, além de outros custos adicionais tornam a tarefa um ato de fé, pois a missionária não conta com ajuda de instituições, e sim com o apoio de irmãos em Cristo que voluntariamente se tornaram mantenedores desta obra. Todavia, como se pode imaginar, poucos contribuem mensalmente para um fim como este; ainda assim, o projeto cresce e avança. Com a graça de Deus, atualmente (2015) a escola está com 120 alunos matriculados.

Escola de Missão

A Escola de Missão em Maracanã, que funciona na sede do projeto, é um grande desafio, visto que é preciso remunerar os professores e há gastos com apostilas que são utilizadas semanalmente, além de outras despesas. Este projeto tem a finalidade de preparar jovens missionárias para enfrentar o dia a dia da realidade do campo missionário. Para isso são disciplinadas por meio de uma severa rotina diária de tarefas, oração e consagração. Dentre outras tantas coisas, aprendem que um missionário não deve pedir ajuda, nem colocar a sua confiança na vontade humana, mas colocar sua fé e esperança unicamente em Deus, pois Dele vem o socorro, é Ele quem supre todas as necessidades daqueles que Nele esperam. Aprendem também que o missionário não é um pedinte, mas um príncipe, filho de Rei, portanto não deve mendigar a ajuda daqueles que tem em abundancia, mas só ofertam migalhas ou as sobras daquilo que não deseja mais porque está velho ou com defeito. O missionário deve aprender a esperar em Deus e aguardar que Ele toque o coração daqueles que tem compromisso com a seara do Pai e sabem que missão é dever de todos os filhos do Reino, tantos dos que ficam em Jerusalém, como também dos que vão aos confins do terra.

Projeto Rio Jordão

Para levar o evangelho a povoados distantes, os missionários enfrentam perigos por terra e pela água. Na Ilha de Derrubada, comunidade do outro lado do rio, distante de Maracanã 40 minutos de barco, os missionários enviados para trabalharem para Jesus, evangelizam de casa em casa andando quilômetros para visitar famílias carentes, e dividir entre eles um pouco do alimento de que dispõe, coisas bem simples como farinha e caldo de feijão. Desse modo, sorrindo ou chorando e orando, calçados ou com os pés descalços, nossos irmãos, que nos representam em nome do Pai, levam o evangelho da paz a comunidades isaoladas, onde vivem muitos órfãos e viúvas em moradas tão pobres, sem água, sem luz, sem qualquer conforto desfrutado pelo mundo moderno. 

Para fazer missão, Kelem, Dulcival, Nalvinha e demais missionários nem sempre dispõem de certas facilidades, porém com amor e satisfação pela obra e pelas almas enfrentam os desconfortos que surgem pelo caminho. E isto é o mínimo para estes servos que desejam estar no centro da vontade de Deus. E estão conscientes de que nem sempre o centro da vontade de Deus é confortável aos anseios humanos, mas eles acreditam que vale a pena cumprir a vontade de Pai, esperar nele e ser fiel.

Como a missionária Kelem sempre costuma dizer "a obra missionária não é opcional, se você é candidato ao Reino, se deseja morar no céu, precisa se comprometer com missões". Ainda de acordo com o falar dessa jovem pregadora enfatizamos que: "Deus sempre está disposto a multiplicar aquilo que nós estamos dispostos a dividir".

Missão é dever de todos que são Filhos do Altíssimo, seguidores de Cristo. Ora, se somos herdeiros de Deus, se somos filhos, os missionários são nossos irmãos que renunciaram a própria vida para cumprir o ide de NOSSO Pai. – E nós que ficamos no conforto de nosso lar por que gastamos nosso dinheiro, dia a dia, com aquilo que não é pão? Será que não estamos, acima de tudo, preocupados em alimentar nossas vaidades, ostentando possessões para elevar o ego e nos apresentar bem perante outros? A verdade é que queremos sempre o melhor, trocamos aquilo que já possuímos por algo mais caro e mais moderno. Alguns ainda colocam um valor para oferta de missão como último ponto de sua lista de despesas mensais; outros nem isso fazem, ofertam somente o que lhe sobra, e geralmente para missão, não sobra. Se no culto de missão tiver consigo aqueles 2 reais que não lhe fará falta, e essa "boa" oferta é o dobro do que costumeiramente oferta num dia comum, então oferta com alegria, mais que isso é sacrifício, e o sacrifico só se faz quando está aflito, daí, neste momento, surge um voto especial para pagar no culto de missão. Enfim, missão não está entre as prioridades dos que, mesmo olhando para o alto, ainda estão grandemente presos as  coisas deste mundo.
 

Medite nisso! Contribua realmente com satisfação e alegria. Adote um missionário. Deixe verdadeiramente o seu coração arder por missão.  

Cumprindo o Ide de Jesus
 Início da construção da Creche escola



Missionária Nalvinha 
Pedagoga enviada por Deus para ensinar as crianças no Pará na Escola Creche Peniel


Na Escola Peniel as crianças são alimentadas diariamente

Aula de artesanato na escola de Missões Pakau Oro Mon

Aula de horticultura no Curso preparatório de missão 
Assim pés formosos levam a preciosa semente...

Culto ao ar livre na Ilha de Derrubada 
Os adolescentes conhecendo a Jesus e aprendendo a servi-lo com alegria.

Bateria dos adolescentes: 
Apresente louvores a Deus com aquilo que você tem para apresentar
Atravesse com eles para o outro lado do rio orando e contribuindo
Eles nos representam cumprindo o “Ide de Jesus”
Estes pequenos são os grandes frutos deste trabalho.
Uns atendem a esse chamado indo, outros orando e contribuindo


A missionária Kelem Gaspar narra as suas primeiras experiências do campo missionário no livro "PAKAU”, A chamada, o preço, a recompensa. E, em seu segundo livro, revela os "Segredos do Campo Missionário".




Para contribuir ou saber mais sobre o trabalho e projetos desta mulher corajosa, serva do Deus altíssimo, acesse:
http://missionariakelem.blogspot.com.br/


Fontes:
Pesquisa e fotos: 
missionariakelem.blogspot.com.br
Texto de Margarete Moraes
Publicação do 
soucontigo.blogspot.com.br
  

3 comentários:

  1. Deus abençoe a missionária Kelem e toda sua equipe. Estamos orando pela prosperidade de sua obra

    ResponderExcluir
  2. Quão formosos os pés daqueles que buscam as boas novas de salvação! Que Deus abençoe ricamente a missionária Kelem, e todos os missionários envolvidos nessa obra tão linda.

    ResponderExcluir
  3. Dica para quem deseja postar comentário. Tem que postar 2 vezes pois na primeira o comentário simplesmente S-O-M-E. Então, poste a primeira e copie para colar novamente quando ele sumir. Fica a dica.

    ResponderExcluir

MEDITE NISSO...

MEDITE NISSO...
A leitura diária da Bíblia sagrada é o nosso alimento espiritual. Ler as sagradas escrituras diariamente nos dará vigor e nos fará mais saudável e FELIZ