terça-feira, 28 de agosto de 2012

Desprezando a herança, vendendo-a por um prato de lentilhas


E disse Esaú: “Eis que estou a ponto de morrer e para que me servirá logo a primogenitura?...e vendeu a sua primogenitura a Jacó...Assim desprezou Esaú a sua primogenitura”  (Gn: 25.32-34)
.


Esaú é um exemplo claro de alguém que se precipita para satisfazer a necessidade imediata, muitas pessoas como Esaú fazem do momento de crise o seu foco, e da realização deste momento o seu objetivo.

Apesar de ser um habilidoso caçador e também o preferido de seu pai Isaque (Gn: 25.27-28), ao que parece Esaú não soube valorizar o lugar em que Deus o colocara; o fato de ser o primeiro filho dava-lhe o direito da primogenitura, seria dele a porção dobrada da herança, bem como a liderança da família.
Algumas tribos do oriente próximo permitiam a venda da primogenitura que geralmente custava um preço altíssimo; daí a iniciativa de Jacó propor o negócio.
Esaú voltava do campo e Jacó havia preparado um guisado de lentilhas, a fome foi o combustível para Esaú negociar sua benção; o prato de lentilhas foi o preço.
Desconsiderando totalmente a grandeza do projeto de Deus em sua vida, ele se entrega ao prazer de saborear o guisado, esquecendo que a primogenitura era uma herança dada desde a madre, sua declaração diante de Deus foi fatal: “[...] para que me servirá logo a primogenitura?” (Gn: 25.32)
Deus reconheceu em suas palavras o desprezo a benção, Esaú comeu, bebeu, levantou-se e saiu (Gn: 25.34) mas as consequências de sua decisão o acompanharam por todos os seus dias: sua ação foi caracterizada como profana e depois quando quis recuperar a benção, foi rejeitado (Hb: 12.16-17)
O escritor aos Hebreus nos adverte “ninguém seja fornicador e profano, como Esaú, que por um manjar, vendeu o seu direito de primogenitura” (grifo nosso)
Procuras a satisfação da necessidade de forma imediata, em detrimento da grandeza da escolha de Deus? Queres, pois, abrir mão do teu direito desprezando a tua herança?
Que possamos refletir e avaliar os efeitos de nossas decisões, que com certeza repercutirão mais do que possamos avaliar. Medita nisso! Que Deus nos abençoe.

Texto de Aparecida Borges

Pregadora do Evangelho de Cristo, Coordenadora Geral do Círculo de Oração da Assembleia em Mossoró



Lentilhas 
planta pequena semelhante à ervilha, e que cresce em solos pobres e impróprios para outras culturas (cf. II Sm23.11) Os grãos são de cor marrom avermelhada, servem para fazer sopa e também podem ser misturados à farinha para fabricar um tipo inferior de pão. ( Ez 4.9)



sábado, 25 de agosto de 2012

Pregação e Louvou noTocantins

                                              "Lembro-me de ti quando andavas 
                                                   após mim no deserto". (Jr2.2)

Nos primórdios da história bíblica, o povo de Deus confiava nEle com profunda devoção, todavia por esse tempo a que se refere esse trecho de Jeremias, Israel virou as costas para Deus. Mas Ele permaneceu fiel ao seu povo. O crente enfrenta essa mesma situação quando anda segunda a sua própria vontade.*

.


O grande congresso de senhoras, de 10 a 12 de Agosto em Porto Nacional no Tocantins contou com a presença da preletora Aparecida Borges de Mossoró-RN e da cantora Vanilda Bordiere de Sorocaba-SP. Cada um delas, na vocação para a qual foram chamadas, apresentaram sua contribuição. A mensagem proferida pela irmã Aparecida baseava-se no livro de Jeremias capítulo dois, verso dois que diz: "Lembro-me de ti quando andavas após mim no deserto". Durante o evento realizou-se um abençoado estudo para as obreiras locais. Veja-se a seguir alguns momentos dessa bonita festa.






*Referência
Bíblia de estudo pentecostal 

segunda-feira, 13 de agosto de 2012

Aceite a graça de Deus

[Deus]... é poderoso para fazer infinitamente
 mais do que tudo quanto pedimos ou pensamos, 
conforme o seu poder que opera em nós.
Efésios 3.20


[...] aprenda a receber mais da graça de Deus. Graça é poder. Isso significa Deus envolvendo-se em sua vida e fazendo por seu intermédio o que você nunca poderia fazer sozinho. O poder de Deus pode ajudá-lo a realizar mais do que você pode imaginar, assim, aceite a ajuda dEle e comece a desfrutar a vida. 



Fonte: trecho da obra de  Joyce Meyer.
 Terminando bem o seu dia: 
devocionais para cada noite do ano
Ministério Joyce Meyer,  2006, p 10
Mensagens que irão trazer forças
 e refrigério a cada final de dia. 
WWW.bellopublicações.com.

quarta-feira, 1 de agosto de 2012

O que você espera fio da espada ou fio de escarlata?

"Pela fé Raabe, a meretriz, não pereceu com os incrédulos, acolhendo em paz os espias" Hb11.31
.
A história de Raabe nos traz algumas lições, de como uma mulher pode conquistar corações em sua própria família. Mesmo sendo ela taberneira, estrangeira e idólatra, Raabe deixou-se ser tocada pela fé no Deus de Israel. Ela creu sinceramente que Deus daria aquela cidade ao seu povo. Ela deu ouvidos á grandeza de Deus, foi objetiva e fez um acordo envolvendo toda sua família, num arrojado plano de livramento. Com isso demonstrou uma fé brilhante, crendo que apenas um fio de escarlata, posto na janela daria o escape esperado. Ela demonstrou liderança no meio familiar, conseguiu que toda sua família se recolhessem à sua casa nos dias da tomada de Jericó.    
Toda Jericó estava sentenciada a ser passada ao fio da espada, mas esta mulher de decisão notável conseguiu manter o acordo que tratara com os espias enviados de Josué . Qualquer que estivesse fora das portas da casa de Raabe, morreria e se aquele negócio ou seja, a visita e o acordo com os espias fossem denunciados, certamente todos pereceriam. Deveria haver sigilo absoluto acerca daquele plano.
Aquela mulher creu que Deus iria por meio de um pequeno fio, dá livramento a toda sua casa. Toda cidade morreu ao fio da espada, todavia Raabe e toda a sua família obteve o livramento prometido, esperado e alcançado. O que você espera pra sua família fio da espada ou fio de escarlata? 

Referência Bíblica:
Josué,  capítulos 2 e 6
Texto de: Aparecida Borges
Pregadora do Evangelho de Cristo,
Coordenadora Geral do Círculo de Oração
da Assembleia em Mossoró.


6º Congresso de Senhoras em Teresina-PI

06-15 de Julho na congregação Dirceu II em Teresina-PI, com o tema: Conquistando corações para Deus na minha família, no meu Estado, na minha nação. 

Preletoras Samira Santos (Canguaretama-RN) e Aparecida Borges (Mossoró-RN) 

MEDITE NISSO...

MEDITE NISSO...
A leitura diária da Bíblia sagrada é o nosso alimento espiritual. Ler as sagradas escrituras diariamente nos dará vigor e nos fará mais saudável e FELIZ